Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cardilium

Cardilium

Imune aos cálculos de perdas e lucros

O processo de estar vivo faz-se de apegos e aversões. O bem pelo bem. O mal pelo mal. A meditação é como agua purificada correndo cristalina pela nossa alma. O vento está-se a pôr. O sol quando se põe desaparece. O vento quando se põe acontece. Acontece em formas únicas e sons singulares. O vento está posto esta noite. Deposta está, a capacidade de entendimento vinda do nada e trazida pelo vento. Há situações que só mais à frente são entendíveis. A incoerência mói e despedaça fragmentos de vida. Não ser lembrado por quem nos lembramos, não ser entendido por quem entendemos, não convidado a quem convidamos, mata. A vida é uma atitude dinâmica. Não basta juntar anos, em cima de uma decisão de anos, e não fazer disso um processo dinâmico e evolutivo. A vida não é estanque e quando nisso se torna, torna os intervenientes quadrados de estanquicidade. Na verdade, cada vez mais, menos me identifico com os meus companheiros. A minha solidão quase me basta. O meu pensamento faz-me companhia. Divirto-me a crescer. Apegos, diz-me a experiencia são ilusões transformadas de aversões e as aversões são o resultado dos apegos. O budismo como filosofia, não como religião fascina-me.

 

Uma pessoa que mantém a atitude sincera de aprender sempre é um sábio que avança pela grande estrada da justiça, combatendo a arrogância e ambições.”

 

"Mesmo que a época e as circunstâncias da vida mudem, o que nunca se devia alterar é a verdadeira amizade. A que muda facilmente por algum motivo não é verdadeira. Ao contrário, quanto mais adversidade encontrar, mais forte e mais profunda se torna a amizade." Daisaku Ikeda

 

No decorrer da vida, desfrutamos a companhia de diferentes tipos de amigos:

 

- Os amigos de nossa infância que podemos lembrar vagamente.

- Os amigos da escola primária.

- O melhor amigo da adolescência.

- Colegas que encontramos no trabalho.

- Amigos com quem compartilharmos bons momentos.

- Companheiros de farra e pouco mais.

 

À medida que envelhecemos, um amigo é aquele com quem podemos sossegadamente beber chá enquanto conversamos. Não importa em que estágio da vida estou, ou que tipo de amizade pretendo. A amizade é uma pura conexão entre duas pessoas, um elo de sinceridade mútua, imune aos cálculos de perdas e lucros. Não mutável. Não influenciada por vantagens.